Cadastre-se para receber atualizações do plástico bolha via e-mail:

 




Ano 1 - Número 2 - Abril/2006

 

 

Dois:

Símbolo de oposição, de conflito, de reflexão, este número indica o equilíbrio realizado ou ameaças latentes. Ploct! É a cifra de todas as ambivalências e dos desdobramentos. Ploct! É a primeira e a mais radical das divisões: o criador e a criatura, o branco e o preto, o masculino e o feminino, a matéria e o espírito... Ploct!

O número dois simboliza o dualismo, sobre o qual repousa toda dialética, todo esforço, todo combate, todo movimento, todo progresso. Ploct! Mas a divisão é o princípio da multiplicação bem como da síntese. Ploct! E a multiplicação é bipolar, ela aumenta ou diminui segundo o signo que afeta o número. Ploct!

O dois exprime, então, um antagonismo que do latente se torna manifesto. Ploct! Uma rivalidade, uma reciprocidade, que tanto pode ser de ódio quanto de amor. Ploct! Uma oposição, que pode ser contrária e incompatível, mas também complementar e fecunda. Ploct! Ploct! Ploct!

Bem-vindos à segunda edição do Plástico Bolha. Apesar de todo esse palavreado pomposo aí de cima, preferimos adotar para o novo número do nosso jornal uma definição mais simples sobre o sentido do número dois: algo entre o um e o três.

Nesta edição, a professora Helena Martins escreve um interessante texto na coluna Aos Alunos com Carinho, e Pina Coco, coordenadora da habilitação de Formação do Escritor do curso de Letras da PUC-Rio, fala sobre o trabalho e conta um pouco de sua história.

As alunas Paloma Espínola e Sueli Rios nos presenteiam com excelentes poemas. Chiara Di Axox parte para a poesia em prosa. E ainda os textos de Isabel Diegues, Paula Gicovate e Julia Campos.

Se você é aluno de Letras e quer publicar seu texto no Plástico Bolha, basta enviá-lo ao e-mail do CALÉ, o Centro Acadêmico de Letras da PUC-Rio: cale.puc@gmail.com.

E para os leitores desta nossa segunda edição: que a leitura não seja imortal, posto que é bolha, mas que seja prazerosa enquanto estoure!

 

 


Esse texto foi publicado no plástico bolha nº 2 : download PDF

 

 

 






 

 


 

Copyright - Jornal Plástico Bolha - 2008 - E-mail: redacao@jornalplasticobolha.com.br